O Guardião

Sou sombra, sou até luar...Ave na paisagem que te faz brilhar...Sou miragem, diante do teu olhar!

Textos


Tranqüilo ou Tranquilo?
 
É, parece que no começo ninguém consegue ficar muito tranqüilo...ou será tranquilo?...com essa situação.
Mas não se preocupem, pois o “Acordo Ortográfico” veio como prova de que toda língua falada por um povo é mutável; como se fosse um organismo vivo em uma sociedade.
 
(...) O trato contínuo em nossa vida, com as coisas, faz com que a mente forme os conceitos. Se esses conceitos estão bem formados como é devido, então refletem exatamente a realidade. Se não estão bem formados esses conceitos, é necessário corrigi-los (...) (MORENTE, 1930, pág. 134).
 
Mas, vamos explicar algo sobre esse tal de “Trema”.
O que ele é afinal?
Na verdade os gramáticos denominam o “Trema” como um diacrítico que é usado em várias línguas faladas por nações em todo o mundo. Uma de suas funções é a de alterar o resultado sonoro de uma vogal.
Na Língua Portuguesa era muito comum, antes da oficialização do “Acordo Ortográfico”, e desde a implantação do Formulário Ortográfico, em 12 de agosto de 1943, aprovado, à época, pela Academia Brasileira de Letras, a utilização do “Trema”, conforme explica o item abaixo:
 
“...12ª - Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo etc...”
 
Mas então, ele caiu; definitivamente?
Não é bem assim. Ele só não é mais utilizado em palavras vernáculas, ou seja, próprias da língua portuguesa. Em relação às palavras estrangeiras, faladas muito comumente por nós, ele permanece fiel, mesmo porque também é utilizado em outras vogais, como “a” e “o”, como acontece no caso de palavras alemãs, francesas, gregas, castelhanas etc.
Um exemplo? Sim: a palavra catelhana Vergüenza que siginifica Vergonha ou o sobrenome alemão Müller. 
 
Assim ficou claro? Ah, e para finalizar, “Diacrítico” é um acento ou sinal que é utilizado em uma letra para alterar o seu som, e podem ser colocados sobre ou sob uma letra.
 
Até breve!

O Guardião
Enviado por O Guardião em 14/04/2009
Alterado em 14/04/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras