O Guardião

Sou sombra, sou até luar...Ave na paisagem que te faz brilhar...Sou miragem, diante do teu olhar!

Textos


Entender a educação no Brasil é um processo complicado e demorado. Mesmo os nossos mais renomados educadores, do passado, e do presente, sempre se viram em situação de extrema dificuldade para se posicionar sobre o tema, devido a tanta divagação e inúmeros conceitos didáticos e pedagógicos aos quais estamos à mercê.
A própria história nacional, desde o seu “ACHAMENTO” sempre foi distorcida e mal contatada nas salas de aulas. A tradição é algo bom em uma sociedade, se bem trabalhada na mente humana. Quando fazemos de uma tradição, uma entorpecedora razão de sobrevivência estamos colocando a nossa própria origem, os nossos próprios valores à disposição do incerto e do inesperado.
Vejamos a história da nossa herança linguística, por exemplo.
Como é que hoje em dia falamos a Língua Portuguesa de diferentes formas em todo o país?
Como podemos conviver com uma massa de brasileiros que, ao viajarem de um lugar ao outro dentro do Brasil, mesmo que por uma curta distância, mal conseguem se entender?
São as nossas diversidades culturais, oriundas de fontes diferentes de colonização. Um mesmo povo, que branqueia aqui, escurece um pouco ali, e mescla essas duas lindas cores, acolá; mas um mesmo povo, que deve se entender por uma miscigenação que lhe deu identidade própria.
Sim, somos diferentes dos povos europeus, dos povos asiáticos. Recebemos deles, talvez, uma iniciação de conceitos e um suporte para, quando brasileiros natos e formados, através do encontro de índios com portugueses, e estes com negros, frutificássemos a nossa própria sobrevivência cultural.
Portanto, caro leitor, o que realmente precisamos é entender um pouco mais sobre as nossas origens e partir desse conhecimento rumo a uma nova interpretação sobre a estrutura do ensino no Brasil. Não, não se trata de reestruturar ou modificar, pois isso parece ser uma constante que também vai se personificando culturalmente. Trata-se sim, de entender o que somos como povo e como sociedade formada. Somente assim poderemos situar a nossa verdadeira relação de cumplicidade com a educação. Fica aqui, a minha mensagem aos amantes da educação; uma singela homenagem aos professores de nosso país. O professor é o verdadeiro elo entre a família e a criança em fase de aprendizado.
O Guardião
Enviado por O Guardião em 10/01/2008
Alterado em 14/01/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras