O Guardião

Sou sombra, sou até luar...Ave na paisagem que te faz brilhar...Sou miragem, diante do teu olhar!

Textos


Também sou pai e tenho a convicção plena de que a educação se inicia no lar. Um lar que deve ter algumas características básicas, como por exemplo, um pai e mãe presentes pelo tempo que puderem; e não falo aqui em deixarem de trabalhar e sim, de proporcionarem um espaço de tempo para os seus filhos.

A Educação começa no lar...

Os pais, por conseqüências de suas responsabilidades com os filhos são naturalmente primeiros a terem contato com as sua dúvidas e anseios; contato com a evolução natural da criança que está em busca do conhecimento.
São os pais, os primeiros educadores, os primeiros professores natos, e necessitam de preparo para tão importante e satisfatória tarefa; a missão de introduzirem seus filhos no ambiente escolar. Mas um alerta! Não se deve confundir cultura familiar com conhecimento erudito. Apenas para nortear o leitor!

Conhecimento Cultural...Adquirido naturalmente através do convívio familiar e deste dentro de uma comunidade. Mesmo um analfabeto pode ser rico em cultura por ter herdado conhecimentos dos seus entes. A cultura está diretamente ligada a disciplina de vida em uma sociedade.

Conhecimento Erudito...O homem, no decorrer de sua existência pode acumular vasto conhecimento sobre as coisas do mundo. Isso o9 torna um ser erudito, capaz de elucidar questões, entender situações e mesmo, produzir, através de um construto de idéias, a sua própria opinião sobre os acontecimentos.
E agora sim, podemos voltar ao tema principal. A “Educação”, que é a forma pela qual um indivíduo, dentro do seio social, aprende a história do mundo em que vive, e tem contato com as mais variadas disciplinas do saber, de maneira totalmente didática. A disciplina deve ser direcionada de forma estratégica a fim de que a criança.agora aluno, passe a ter um conhecimento lógico e progressivo dos fatos, para somente assim expressar a construção de suas idéias.

Mas será que podemos falar em construção de idéias nos dias de hoje, em sala de aula?

Atravessamos um problema muito sério em nossa sociedade, que está de desestruturando e passando a conviver como se comunidades isoladas fossem. Verdadeiros “Guetos” ou “Posses” que estão afinadas por ideais distantes do que a nossa educação vislumbra. Não são culturas diferentes formando uma comunidade aqui ou acolá; são idéias diferentes, oriundas de passado mal acabado, mal interpretado e até mesmo mal estudado.
Não é errado agrupar-se; chega até mesmo a ser um processo saudável dos seres humanos, porém, o que presenciamos hoje em dia é a busca pelo ecletismo de convicções que na verdade não produzem o construto de idéias de que precisamos para nos fortalecer como nação.
O Guardião
Enviado por O Guardião em 15/01/2008
Alterado em 17/01/2008


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras